Enviando...

689 visualizações

Sexta, 12 de maio de 2017 às 17:00:00 horas por Redação AltosAgitos

O que espera os cinéfilos na 70ª edição do Festival de Cannes

  • compartilhar

  • whatsapp Google+

A próxima edição do Festival Cannes, que acontece entre os dias 17 e 28 de maio de 2017, promete uma grande festa na cidade litorânea do Sul da França, pois além da importância do festival para o cinema mundial, o evento comemora 70 anos.

O juri deste ano será presidido por Pedro Almodóvar, reconhecido cineasta da Espanha e contará com grandes nomes da sétima arte como os atores norte-americanos Jessica Chastain e Will Smith. Completando os nove jurados, estão confirmados o diretor sul-coreano Park Chan-wook, o compositor francês Gabriel Yared, as atrizes Agnès Jaoui (França) e Fan Bingbing (China), e os renomados cineastas Paolo Sorrentino, de Nápoles, Itália e Maren Aden, da Alemanha. Eles serão responsáveis por escolher o vencedor da Palma de Ouro.

E por falar no troféu, uma das novidades é a Palma de Ouro desta 70ª. edição, que foi confeccionada com 118 gramas de puro ouro e 167 diamantes de 0,694 quilate, sendo considerado uma verdadeira joia. A peça foi feita pela luxuosa joalheria suíça Chopard, fornecedora oficial do festival.

Um detalhe importante relacionado ao troféu Palma de Ouro, é que, desde 2014, a joia é produzida com “ouro ético”, ou seja, ouro certificado internacionalmente com a etiqueta ‘Fairmined’, obtido com respeito aos trabalhadores de mineração, sem agredir o meio ambiente. Quanto aos diamantes, a origem também é certificada pelo ‘Conselho de Joalheria Responsável’, órgão internacional que estabelece as normas éticas, desde a extração até a comercialização.

Obras do 70º Festival de Cannes:

Cena de "O estranho que nós amamos" – Filme de Sofia Coppola 

Cannes 2017 vai apresentar 18 filmes que estarão competindo pela Palma de Ouro. Na pré-seleção, foram escolhidos 49 longas, de 29 países, entre os 1.930 inscritos. O número de filmes propostos em 2016 foi de 1.869. Além disso, 16 longas serão exibidos na ‘Un Certain Regard’, uma mostra competitiva paralela à seleção do festival. O evento conta ainda com três exibições não competitivas: Sessões Especiais, Sessões da Meia-Noite e Fora de Competição. Especialmente nesta 70ª. edição, o evento também exibirá uma mostra especial de aniversário.

Entre os 18 filmes concorrentes, quatro são de cineastas franceses, quatro americanos, dois coreanos. Cineastas do Reino Unido, Áustria, Hungria, Ucrânia, Russia, Grécia, Alemanha e Japão assinaram um filme, cada. Apenas o diretor austríaco Michael Haneke já foi premiado em anos anteriores com a Palma de Ouro: Em 2009 por "A fita branca" e 2012 por "Amour". Três mulheres que disputam o troféu neste ano. São elas, a norte-americana Sofia Coppola, a britânica Lynne Ramsay a japonesa Naomi Kawase.

O Brasil não fará parte das principais mostras de 2017, mas vai ter como representante o curta-metragem “Vazio do lado de fora”, do diretor Eduardo Brandão Pinto, que será apresentado na mostra paralela ‘Cinéfondation’, competição que exibe obras universitárias.

Veja a lista de filmes que “Em Competição” pela Palma de Ouro 2017:

"Loveless", de Andrey Zvyagintsev

"Good Time", de Benny Safdie e Josh Safdie

"You were never really Here", de Lynne Ramsay

"L'Amant double", de François Ozon

"Jupiter's Moon", de Kornél Mandruczo

"A gentle creature", de Sergei Loznitsa

"The Killing of a sacred deer", de Yorgos Lanthimos

"Radiance", de Naomi Kawase

"Le jour d'après", de Hong Sangsoo

"Le Redoutable", de Michel Hazanavicius

"Wonderstruck", de Todd Haynes

"Happy end", de Michael Haneke

"Rodin", de Jacques Doillon

"O estranho que nós amamos", da americana Sofia Coppola

"120 battements par minute", de Robin Campillo

"Okja", de Bong Joon-Ho

"In the Fade", de Fatih Akin

"The Meyerowitz stories", de Noah Baumbach

  • compartilhar

  • whatsapp Google+
Notícias relacionadas » veja mais notícias

Opinião dos usuários (0)

    Mais recentes
    • ROSANA SILVA:

      e o residente ivel....adoro já assistir todos os lançamento até o 6,so vi o 7 ainda.Rosana silva

    • ROSANA SILVA:

      quero saber quando terá os 50 tons de cinza..adoro esse filme.Rosana silva

    • ROSANA SILVA:

      é sempre maravilho,ver as novidades do cinema ai em criciuma,eu moro em ararnguaRosana silva

    • ROSANA SILVA:

      muito mmassa eu estarei la com certeza Rosana silva

    • Rafael Padilha:

      Estou vendendo 4 ingressos para o show da Katy Perry em Curitiba, dia 29/09/2015, para pista.
      Whats: 41 99098120

    • Mahara de Gouvêa:

      É sem dúvidas o melhor bar da cidade. A decoração é incrível, a comida é boa e todas as vezes que eu adorei as bandas. Vale muito a pena conhecer

    ...