Ícone do site AltosAgitos – Desde 2001

TRÊS ESTADOS BRASILEIROS RECEBEM O PROJETO BIBLIOTECARTE

 

Projeto ressignifica bibliotecas comunitárias como espaços multiculturais, com 400 mil reais revertidos na aquisição de equipamentos e livros 

Um projeto que vai beneficiar bibliotecas comunitárias mantidas pelo Marista Escolas Sociais, no Paraná, São Paulo e Santa Catarina, que vão atender adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social em Criciúma, Ribeirão Preto, Florianópolis, São Paulo, Ponta Grossa e Curitiba.

Executado pela Montenegro Produções Culturais, com patrocínio do Teckma Group, Volvo do Brasil, Frameport e Impextraco, o “Bibliotecarte” pretende ressignificar as bibliotecas comunitárias em espaços multiculturais incentivando a leitura com práticas culturais, divulgando a diversidade do acervo bibliográfico e digital.

A Coordenadora de Projetos Educacionais da Diretoria Executiva de Educação Básica do Grupo Marista, Carla Tosatto, revelou que “É ali que pulsa a vida da escola e um mundo de leituras, informações, conhecimentos e culturas se abre para nossos estudantes, famílias, educadores… Esse projeto ajudará na qualificação ainda maior dos nossos acervos, espaços e mediações, apoiando os projetos e as ações voltadas à formação do leitor, dentre elas: ter um acervo marcado pela bibliodiversidade e o desenvolvimento de práticas de mediação ricas e significativas que instiguem o prazer, o desejo e a necessidade de mergulhar nas culturas do escrito.”

O projeto, felizmente, já contou com mais de R$115.000,00 em doações de pessoas físicas, através do Imposto de Renda. Poucas pessoas sabem, mas qualquer pessoa que faça a declaração pelo formulário completo do Imposto de Renda, pode financiar projetos culturais. Isso acontece usando parte do seu imposto que já iria ser pago de qualquer maneira. O contribuinte pode destinar até 6% do imposto de renda.

As bibliotecas ainda vão ganhar uma ambientação estética das bibliotecas, tendo a oportunidade da criação de novos espaços de convivência, leitura e integração. A Marista Escola Social Curitiba ganhará a primeira obra que será finalizada ainda neste semestre.

Ainda, um dos projetos do “Bibliotecarte” é a criação de uma plataforma digital que vai trazer aos visitantes vídeos incríveis e exclusivos de contações de histórias, entrevistas com autores e material de apoio para proveito dos professores.

Projetos incríveis merecem alto reconhecimento!

819 visualizações

Sair da versão mobile