Quem é que não quer se sentir melhor?
A busca pelo bem-estar criou novas profissões e serviços. Em janeiro comemora-se o profissional de estética, este que muitas vezes é responsável por despertar e firmar a autoestima de seus clientes. No Brasil, a prática é reconhecida como profissão** e também é uma das áreas em crescente desenvovimento.
O crescimento no setor de estética no Brasil reflete diretamente a busca pelos serviços oferecidos pelos profissionais da área. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), nos últimos cinco anos o mercado de estética cresceu 567% no país e hoje são mais de 480 mil profissionais. Esse aumento coloca o Brasil em 3º lugar, atrás dos EUA e China, no ranking de maior mercado de estética do mundo.
As perspectivas de crescimento apontam para uma média de 3% ao ano. Ou seja, o público brasileiro deve aumentar ainda mais o consumo desses serviços. Para 2019, as principais tendências são: micropigmentação; produtos orgânicos; setor masculino; cabelos e unhas.
É importante conhecer alguns diferenciais para seguir como profissional na área tanto quanto é essencial observar como cliente a qualidade dos serviços.
Características profissional de estética* do futuro:
Versatilidade: ao longo da trajetória profissional é comum o profissional de estética passar por diferentes áreas. “Essas mudanças são necessárias e ter essa versatilidade, além de aumentar a empregabilidade, permite aprimorar seus conhecimentos”, afirma Patricia Botelho, proprietária do Salão Boutique Exclusive.
Criatividade: os profissionais antenados, criativos, que dão ideias e que inovam para melhorar a performance são mais valorizados nas empresas. Quem deseja ter melhores oportunidades precisa demonstrar interesse, ter visão do negócio, disposição e buscar soluções para as demandas identificadas diariamente.
Comunicação: com a diversidade de clínicas e espaços de beleza, bom atendimento e boa comunicação se tornaram essenciais. Explicar sobre os produtos, dividir conhecimentos, novidades e estar pronto para tirar as dúvidas do cliente revela competência e atualização. “Vale lembrar que é importante saber o ouvir o cliente, perceber se há outras necessidades de serviços além de sua solicitação inicial”, completa Patrícia.
Especialização: Com o avanço da tecnologia, vieram novas áreas de atuação dentro do mercado de estética. Se manter atualizado e seguir estudando faz diferença.
Domínio de equipamentos: os equipamentos na estética evoluíram muito, e são inúmeras opções disponíveis. Saber usá-los é outro ponto forte do profissional de estética do futuro. “Quando alguém busca por tratamento é comum fazer comparações com outras clínicas. O profissional precisa mostrar que sabe como aplicá-lo e tranquilizar o cliente”, recomenda Patrícia.
*dicas que vale ouro e que servem para diversas profissões!
** em 2018 foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União a lei que regulamenta a profissão de esteticista.