Segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (IPESPE) em agosto deste ano, mais de 80% dos jovens, entre 16 e 24 anos, já admitem não se importarem com a compra de um imóvel. Ainda de acordo com a pesquisa, 60% dos entrevistados afirmam estar dispostos a morar em imóveis de acordo com a fase de vida, incentivados por variáveis como mudança de emprego, casamento, separação ou início de um novo curso.
A pandemia acelerou estas mudanças de hábitos de consumo e de comportamento do mundo inteiro. Assim como os diversos aplicativos, de assinatura, transporte ou delivery, a moradia como serviço é uma tendência que tem ganhado cada vez mais força, uma vez que muitos não cultivam o sonho da casa própria e preferem uma assinatura mensal. E, não por acaso, o investidor da Housi é um fundo de investimentos californiano – que foi o primeiro a investir na Netflix.
“O mundo hoje funciona por demanda. As pessoas não querem mais ter a posse e sim a experiência, o serviço. A Housi chegou para cumprir esse papel no mercado imobiliário, oferecendo moradia por assinatura, sem burocracia, tudo em menos de um minuto. Basta entrar no aplicativo, selecionar o plano, incluir os dados do cartão de crédito e entrar no imóvel”, explica Alexandre Frankel, CEO da Housi.
Até o início deste ano, a Housi atuava apenas em São Paulo, onde ⅓ da população já vive de aluguel. Mas, foi pensando nesta tendência que, além de administrar imóveis em mais de 200 prédios na capital paulista, a empresa expandiu sua expertise para outros estados do Brasil – Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará. No início do ano, o valor de mercado dos imóveis geridos pela Housi girava em torno de R﹩ 3,5 bilhões. Atualmente a startup chega a R﹩ 10 bilhões de ativos sob gestão.
Além disso, a Housi espera encerrar o ano com empreendimentos em Salvador, Brasília, Florianópolis e São José do Rio Preto, além de ampliar a atuação nas regiões na capital paulista e gaúcha.
Investir em imóveis residenciais para renda é a nova tendência do mercado imobiliário brasileiro. Em países como EUA e Canadá esta é a maior classe de ativos para investimento em renda.
Expansão Paraná
Com a proposta de ser uma espécie de “Netflix imobiliária”, Housi chega ao Paraná, com o lançamento de uma flagship em parceria com a Bravo Empreendimentos, referência no mercado paranaense. A Housi será responsável pela gestão de 60 unidades e também das áreas comuns do prédio, além de participar ativamente da concepção dos espaços, garantindo a experiência padronizada de moradia da plataforma.
Por meio da união, a empresa aposta diretamente na moradia por assinatura e, por isso, oferece uma plataforma para locação 100% digital, com imóveis mobiliados e com diversos serviços e facilidades agregados, dentre eles, limpeza semanal e pay-per-view.
Além desse lançamento, a Housi atuará como plataforma de gestão e administração do complexo com foco no público investidor, que busca alta rentabilidade por meio de locações residenciais, e também como um serviço de moradia digital para o público final, que procura um imóvel pronto, mobiliado e sem burocracia para alugar. O VGV dos empreendimentos somam mais de R﹩ 16 milhões.
“Essa união é apenas o começo de uma grande história que vamos construir, em que conseguimos levar a expertise da Housi por meio de tecnologia e investimento de ponta, oferecendo uma moradia mais flexível para milhões de pessoas. Acreditamos que é possível dar às pessoas a liberdade de escolher onde e por quanto tempo querem morar, sem multas e sem amarras”, completa Alexandre.
O empreendimento, localizado na Marechal Deodoro, 987, em Maringá. A expectativa é que esteja operando em abril de 2024. O complexo conta com áreas comuns que funcionam como uma extensão do apartamento dispondo de churrasqueira, academia e piscina na cobertura; coworking, conferência, lavanderia, gourmet, cokitchen e urban farm no 15º Pavimento; espaço pet, storage house, utensílios compartilhados, entre outras facilidades.
Inovação para os proprietários
O processo para colocar um imóvel para locação é complexo. Por isso, para o investidor, que compra o apartamento com a finalidade de alugar para rentabilizar, a Housi atuará como uma plataforma de gestão patrimonial eficiente, proporcionando rentabilidade e tranquilidade ao proprietário. Funciona da seguinte forma: a Housi distribui a unidade em todas as suas frentes digitais – site e app Housi, além de dezenas de parceiros como Airbnb,
Booking.com, Zap e Imóvel Web, que direcionam os interessados para os canais da Housi.
Uma vez disponível nas plataformas da Housi, o imóvel é alugado por períodos flexíveis no modelo inédito de assinatura. Além disso, a Housi fica na linha de frente do contato com o locatário, cuidando de qualquer problema relacionado à manutenção, limpeza, e outras questões do dia-a-dia de um imóvel. Ao final do mês, a Housi repassa os valores ao proprietário, descontando o valor da taxa de administração. Toda informação sobre a rentabilidade fica disponível em tempo real na tela do celular do proprietário. Transparência, recorrência e segurança são novas fronteiras disponibilizadas pela tecnologia da Housi.
Por meio de uma tecnologia líder de mercado, o sistema da Housi conta com um algoritmo de distribuição que permite uma otimização de anúncios e precificação inteligente, com tarifa flutuante. O resultado é uma rentabilidade que pode atingir 50% a mais que locações tradicionais.
Todas as unidades já serão entregues para o comprador com os serviços Housi Decor, que disponibiliza apartamentos decorados e mobiliados com design inteligente, atrativo e eficiente para o modelo de locação, além do Housi Pay, plataforma de gestão de pagamento de contas do imóvel, e Housi Assessoria Predial, que cuida de toda a parte de manutenção das áreas comuns do prédio. Todos esses serviços ficam sob o guarda-chuva de gestão da Housi, que disponibiliza o apartamento em todas plataformas digitais da marca com foco em locação.
Housi B2C
Para os locatários, a Housi atua como um serviço de desburocratização de locação residencial. O interessado em alugar uma casa, seja por um dia, uma semana ou até um ano, basta acessar o site da Housi, selecionar o imóvel, o período de estadia, realizar o pagamento via cartão de crédito e, claro, morar. A startup já contabilizou mais de nove mil locações e 20 mil usuários desde que foi criada, em 2019.
Todos os apartamentos administrados pela Housi estão disponíveis para locação digitalmente e sem a necessidade de corretor ou fiador. As unidades seguem um padrão da empresa, mobiliadas e equipadas com cooktop, geladeira, cama, sofá, wifi e TV a cabo.
Sobre a Housi
A Housi é uma plataforma de serviços de moradia por assinatura planejada com o conceito on demand, que traz uma visão disruptiva ao mercado, integrando serviços, proporcionando experiências e vivência em comunidade. A empresa oferece locação de apartamentos de forma profissional e totalmente digital, simples, sem burocracia e tempo pré-determinado para a moradia. Com pagamento online, atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana e um ecossistema de parceiros que oferecem serviços exclusivos aos seus clientes. Para os investidores imobiliários, a Housi é uma alternativa ao modelo tradicional de gestão de locaç ão, pois oferece uma gestão patrimonial mais eficiente, proporcionando mais rentabilidade e tranquilidade. Para Incorporadores funciona como uma bandeira Residencial para acelerar as vendas dos empreendimentos.