Sabemos que não está sendo fácil para muitos empreendimentos continuarem em funcionamento com a atual pandemia que estamos vivendo.
Milhares de bares e restaurantes suspenderam suas operações tradicionais ou alteraram o expediente, mas mesmo assim não é suficiente para que eles possam “sair com vida” desse momento de crise.
Já passamos por um longo período em isolamento social porém o panorama ainda prevê mais dois meses com baixo faturamento para esses segmentos. Dessa forma vários empresários têm buscado entender seu local na economia para que possam traçar estratégias que beneficiem a si mesmo e a sociedade.
José Araújo Neto, fundador das redes Mr. Hoppy e Porks – Porco & Chope, fala sobre a existência de três níveis de empresas: as “verdes”, as “amarelas” e as “vermelhas”, vamos falar um pouco sobre cada uma a seguir.
Empresas classificadas como VERDES
São empresas que possuem alto poder aquisitivo, ou seja, podem atuar sem grande fluxo de caixa e conseguem retomar ao mercado tranquilamente. O empresário explica que como o foco desses empreendimentos não é sobreviver, é preciso continuar aparecendo na mídia de forma positiva. “Este é o momento de investir no próprio marketing e pensar no futuro da organização” explica. José finaliza dizendo “Além de criar ações que beneficiem os clientes e gerem engajamento à marca, é preciso observar os pequenos negócios ao redor, principalmente aqueles essenciais para o funcionamento futuro da sua empresa, como fornecedores, e ajudá-los”.
Empresas classificadas como AMARELAS
São as empresas que contam com um caixa razoável para manter as contas em dia, mas sem fluxo diário vão entrar no negativo e, dessa forma, ter dificuldades para se estabilizar novamente no mercado. Para José o mais importante durante esse período é cuidar dos funcionários e colaboradores, manter os salários em dia, nem que para isso seja necessário estabelecer uma redução de carga horárias ou adiantar as férias coletivas.
Uma forma de manter os pagamentos em dia mesmo sem o faturamento planejado é antecipar os recebíveis como valores de cartão de crédito ou de aplicativos de delivery, ou através de outras fontes de economia, rever cadeia de suprimentos, negociar com fornecedores e buscar por preços mais acessíveis.
A última dica do empresário é se manter ativo nas redes sociais, gerando conteúdo contínuo relevante para manter seus cliente entrosados e falando sobre o seu negócio. “Para as próximas semanas, minha equipe já estabeleceu uma rotina de vídeos que ensinam nossas principais receitas, desde como montar o hambúrguer x até preparar o molho y”. Não precisa ter medo de abrir a cozinha, isso vai aproximar as relações e criar um sentimento positivo do cliente, dessa forma ele vai voltar a consumir seus produtos.
Empresas classificadas como VERMELHAS
As vermelhas são aquelas empresas que já estão com o capital de giro zerado e não sabem como vão pagar o aluguel desse mês. As soluções para esses empreendimentos vão além de antecipar receitas, renegociar prazos e manter as redes sociais ativas. Estes comerciantes devem buscar apoio profissional em amigos e consultores, aproveitar que nesse momento existem muitos profissionais atuando de forma gratuita ou no modelo “pague mediante resultados”. O importante é não ter vergonha de procurar ajuda.
Outra dica é focar nos carros-chefes, não gastando com suprimentos que não são vendidos com facilidade, investindo nos produtos que mais saem e aproveitar que a taxa básica de juros está reduzida no momento e consultar linhas de crédito.
Se nada disso dar certo, é preciso entrar em um processo de congelamento de gastos. Negociar através de trocas o não pagamento do imóvel, pedir um parcelamento da dívida quando o bar ou restaurante voltar a funcionar. Negociar o pagamento dos fornecedores e se o restaurante fechar, propor um pagamento mínimo para que o mesmo não se prejudique. Outra dica muito importante é ter uma conversa transparente com os funcionários sobre a situação financeira e em casos de demissões prometer uma recontratação assim que o mercado se estabilizar.
662 visualizações
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.